terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

atividade de ciência (Da Vinci)

    Leonardo Di Ser Piero da Vinci nasceu em Anchiano, um vilarejo perto da cidadezinha de Vinci,na região da Florença,  em 15 de abril de 1452. Filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci e de uma camponesa, Caterina.
    Da Vinci foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
    Leonardo cresceu no campo, onde desenvolveu um grande amor pela natureza. Algum tempo antes de 1469, ele foi morar com o pai em Florença e, em 1472, foi aceito como membro da guilda de São Lucas, a guilda dos pintores. Seu mestre  foi o Andrea Verrocchio. 
   Leonardo, em 1516, aceitou o convite de Francisco I, para morar na França e ganhou uma propriedade rural perto de Cloux. Em 10 de outubro de 1517, recebeu a visita do Cardeal Luis de Aragão, cujo secretário escreveu um relatório do encontro. Ele menciona três quadros, dois que podemos identificar como sendo Virgem e o Menino com Sant'Ana e São João, o terceiro é um retrato de uma dama florentina. 
   Doente, com problema de articulação na mão esquerda, não pinta mais, vai aos poucos perdendo as forças, mora no castelo de Cloux, perto de Amboise, no Touraine - uma residencia de Francisco I. O rei é uma de suas visitas constantes. Outra é De Beatis, secretário do Cardeal de Aragon, a quem confessa que dissecara 30 cadáveres, corpos que precisou roubar ou comprar para arrancar a pele, seguir o caminho das veias, estudar a junção dos ossos, aprender a disposição dos músculos, a procura dos segredos do movimento do homem. Mostra suas pesquisas, as conclusões a que chegou, questões que formulou, tudo anotado numa escrita peculiar, intraduzível, indecifrável durante anos. (até que se descobriu que ele escrevia para ser lido diante de um espelho). Esses cadernos, se revelados e aceitos na época, certamente teriam feito a medicina avançar 100 anos, no mínimo.
   O mês de abril de 1509 ele o passa na cama, cercado por três quadros: Mona Lisa del Giocondo; Santana, a Virgem e o Menino e o São João Batista, que provavelmente pintou em Roma como sua última obra. 
   No dia 2 de maio o Rei Francisco I visita mais uma vez o mestre Leonardo. Para aliviar lhe a dor, sustenta a sua cabeça nos braços. "Reconhecendo que não podia gozar de honra maior." (segundo Vasari), Leonardo Da Vinci morre nos braços do rei. 
    Hoje, a mansão Cloux, é um museu que reflete a prestigiosa história da região e inclui vários modelos das várias máquinas desenhadas por Leonardo.
   


    
     










Mona Lisa

Resultado de imagem para A Última Ceia


   
        
                                                                                             

A Última Ceia


  A Virgem e o menino



São João Batista


Atividade produzida pelo aluno Ramon Ernesto de Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário