O que é o zika e por que ele é tão preocupante?
Você provavelmente não tinha ouvido falar do zika até bem pouco tempo atrás, pois até 2007 só sabíamos de 14 casos de infecção por zika no mundo. Na África e na Ásia. Antes disso ele circulava principalmente em macacos na floresta de Zuka em Uganda, onde foi descoberto em 1947.
O Zika, assim como o mosquito da dengue é um flavivírus, um de vários vírus que infectam mosquitos e carrapatos e mamíferos.
O ciclo de doença é exatamente esse: alguém doente é picado pelo mosquito, o vírus se multiplica dentro do mosquito ou até nas lavras que cresce nos ovos e é transmitido quando o mosquito infectado pica uma pessoa saudável.
O que deixou o zika e outros vírus como o chikungunya saírem da África e da Ásia para o Brasil, foi uma infestação mundial pelos dois mosquitos que os transmitem, o Aedes aegypti e o Aedes albopicuts. Não só cachorros e gatos foram domesticados por nós, ratos, pombos, baratas e até mosquitos passaram a conviver mais com seres humanos, evoluíram e se urbanizaram nesse processo. O Aedes aegypti muito provavelmente veio da África Subsaariana, vivia em florestas e depositava ovos em buracos de árvores inundados e se alimentando do sangue de outros animais, mas com as navegações e tráficos de escravos para o Brasil. Os portugueses e os espanhóis trouxeram também mosquitos e febre amarela para as Américas. Daqui o seguiu para Austrália e para Ásia e depois para o mundo.
Durante a década de 50- 60 ele foi quase instinto no mundo com o uso de inseticidas, mas agora voltou com força total..
A fêmea deposita seus ovos na água parada, suja ou limpa e o que não falta nas cidades são potes, pneus, garrafas, lixos e muitos outros locais que acumulam água.

Em abril de 2015 foi detectado na Bahia o primeiro caso de sintomas de febre de dengue, negativos para o vírus da dengue e agora já causa casos na América do Sul e Central. O zika causa sintomas parecidos com o da dengue, por isso são confundidos facilmente.
Os sintomas mais comum são dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, febre, manchas vermelhas no corpo e no caso do zika ainda tem conjuntivite .
Além desses sintomas foi diagnosticado mais de 1200 casos de bebês com microcefalia. O zika foi encontrado no líquido que protege o bebê.
A microcefalia pré natal é uma má formação do sistema nervoso central do bebê em gestação, onde órgãos como cérebro não se formam corretamente, podendo causar até morte, e, para o qual não há tratamento.
Fica as recomendações:
- grávidas devem se proteger com roupas longas e repelente, além de fazer o acompanhamento do pré-natal;
- todos nos devemos ajudar a combater o mosquito Aedes evitando o acúmulo de água parada.
https://www.youtube.com/watch?v=pm3do0nEuuM
Trabalho feito por Ramon Ernesto de Queiroz
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns Ramon sua pesquise ficou mito boa.
ResponderExcluirProfessora Nagila