segunda-feira, 14 de março de 2016

AS MANIFESTAÇÕES DO DIA 13/03/2016 NO MUNDO TODO.

Milhões de manifestantes foram às ruas neste domingo (13) nas maiores manifestações contra o governo Dilma Rousseff. As estimativas da Polícia Militar em diferentes Estados totalizam mais de 3,3 milhões de pessoas nos protestos ocorridos em pelo menos 250 cidades. O maior ato ocorreu na Avenida Paulista, em São Paulo. De acordo com o Datafolha, 500 mil pessoas participaram da manifestação na Paulista. A Polícia Militar calcula público de 1,4 milhão. 
Apesar da multidão, não foram registradas ocorrências graves, segundo a PM de SP. Apenas uma mulher foi detida por desacato e levada à delegacia depois de ter arremessado garrafas de espumante contra policiais e causado pequeno tumulto em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).
A presidente Dilma passou o dia no Palácio da Alvorada, em Brasília. Não fez pronunciamento nem apareceu em público. No fim do dia, reuniu ministros do núcleo duro do governo para avaliar como foi o 13 de março pelo país. E continuou em silêncio. À noite, o Palácio do Planalto divulgou nota: "A liberdade de manifestação é própria das democracias e por todos deve ser respeitada".
As manifestações deste domingo só pioram a situação da presidente. O governo é fustigado pela lei, atravessa uma situação econômica dramática, não tem apoio político e, neste 13 de março, foi lembrado que a parte da população que o rejeita é significativa e faz barulho. Pior de tudo, mostra análise do editor-executivo de ÉPOCA Leandro Loyola, a gritaria chega no início da semana em que o processo de impeachment será retomado na Câmara. Momento mais delicado, impossível. 
Acompanhe, abaixo, como foi a movimentação pelo Brasil ao longo deste domingo (dos acontecimentos mais recentes aos mais antigos).
23h - "Vamos derrubar o PT, minha gente!", diz Caiado – e ganha beijos e elogios. No dia em que a classe política entregou-se aos manifestantes pró-impeachment, senador discursou em dois carros de som e se empolgou. Leia a reportagem aqui.
22h53 - Timeplapse da manifestação de 13 março na Paulista: 10 horas em dois minutos. Vídeo mostra a chegada do público, das 9h às 19h. Assista aqui

22h - A manifestação de 13 de março em São Paulo não foi só a maior da história em adesão popular, mas também a mais notável no quesito presença política. Os políticos, pela primeira vez, estão declaradamente articulados com os movimentos pró-impeachment. Leia a reportagem aqui.
21h45 - Em infográfico, ÉPOCA mostra o tamanho das manifestações de 13 de março. De acordo com estatísticas da PM em diferentes Estados, mais de 3,3 milhões de pessoas participaram de protestos contra o governo em ao menos 256 cidades.
Manifestação na Paulista, 13 de março. (Foto: Ricardo Nogueira/ Epoca)
21h10 - De acordo com a coluna EXPRESSO, a presidente Dilma Rousseff admite perder significativa parte do poder para permanecer no cargo. Dilma aceita, inclusive, a alternativa de terminar o governo sob um regime de semiparlamentarismo. Ela permaneceria presidente, mas o poder real para administrar o país seria exercido por um primeiro-ministro.


nome :Gabriella de Queluz Barbosa.
data:14/03/2016
prof: Nagila.

Um comentário: