O que é albinismo?
Pessoas portadoras do albinismo apresentam a pele, os cabelos e os olhos muito claros, sem nenhuma pigmentação. A falta de pigmentação é decorrente da ausência da melanina
A melanina é uma proteína obtida da polimerização de um aminoácido chamado tirosina. Ela é fabricada nos melanócitos e caracteriza-se por ser um pigmento escuro que dá cor à pele, aos cabelos e aos olhos. A melanina, por conseguir absorver todo o comprimento de onda da luz, protege-nos da ação dos raios ultravioletas do sol.
Pessoas portadoras do albinismo, palavra derivada do latim albus, não possuem a enzima tirosinase, que atua na transformação de tirosina em melanina. Dessa forma, essas pessoas apresentam a pele, os cabelos e os olhos muito claros, sem nenhuma pigmentação.
O albinismo pode afetar homens e mulheres na mesma proporção e pode ocorrer até em outras espécies de seres vivos. Há vários tipos de albinismo, mas o albinismo tipo 1 é condicionado por um alelo recessivo de uma gene localizado no cromossomo 11 humano, que codifica a enzima tirosinase, a qual atua na transformação de tirosina em melanina.
Pessoas albinas devem tomar muito cuidado com o sol, protegendo sempre a pele e também os olhos a fim de evitar queimaduras solares e câncer de pele.
O albinismo pode ocorrer em qualquer espécie animal
O albinismo é hereditário, e transmite-se de três formas distintas:
- Autossômica recessiva;
- Autossômica dominante;
- Ligado ao cromossomo X, quando afeta apenas indivíduos do sexo masculino.
Os filhos da lua
Os albinos sofrem consequências devido a falta de proteção contra a luz solar especialmente na pele e nos olhos. Assim muitos preferem a noite para desenvolvimento de suas atividades, daí o nome filhos da lua. Muitos albinos humanos sofrem dificuldades de adaptação social e emocional.
Trabalho feito por Ramon Ernesto de Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário